Palácio de Cristal

Em 1865, é fundado o Palácio de Cristal do Porto, um edifício claramente inspirado no Crystal Palace de Hyde Park. O projeto esteve a cargo do arquiteto inglês Thomas Dillens Jones. Os seus jardins, de caráter romântico, foram desenhados pelo paisagista alemão Emilio David.

Edição Gloria

Edição Gloria

Tanto o edifício do Palácio como os seus jardins foram palco de inúmeras exposições e atividades, como a Exposição Colonial Portuguesa de 1934. Nos anos 50, o espaço passou a acolher a Feira Popular, que aí permaneceu até início dos anos 90.

Os anos 50 ditaram o fim do Palácio de Cristal. No ano de 1951, o edifício é demolido e no ano seguinte inicia-se no seu lugar a construção do Pavilhão dos Desportos (hoje, Pavilhão Rosa Mota), com projeto de José Carlos Loureiro, com vista à realização no mesmo do 8.º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. Todo este processo foi feito de forma rápida e sem grande discussão prévia, estando a solução encontrada longe de ter sido consensual entre os portuenses.
Coleção “Dulia”
Em comemoração do campeonato que foi a alavanca para esta demolição, e que realizou-se ainda com o recinto descoberto, temos os selos emitidos em 1952. Os selos com desenho de Jaime Martins Barata, estiveram em circulação entre 1952 e 1955.

Os artigos apresentados na secção do blogue estão disponíveis para venda a partir da data de publicação. Caso tenha interesse, por favor contacte para saber se ainda se encontram disponíveis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s